A Graça do Senhor Deus na vida do homem


A Graça do Senhor Deus na vida do homem
Texto: Efésios 2:8-9
Assuntos: - No Velho Testamento veremos a vida de Rute, Naamã, O Egípcio abandonado e Mefibosete, alcançados por esta graça. - No Novo Testamento: A vida de Zaqueu, Bartimeu e a Mulher Samaritana
Data: 12/08/2012
INTRODUÇÃO
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Efésios 2:8-9.
O que é Graça? É um favor que se alcança sem merecimento.
Deus vê a pessoa necessitada e lhe oferece o seu amor, que é provado em dar seu próprio Filho para morrer pelos nossos pecados, trazendo-nos salvação, vida eterna, paz que o mundo não tem e por isto não pode dar.
No Velho Testamento a figura do Cordeiro é apresentada na manifestação da Graça de Deus.
No Novo Testamento a pessoa maravilhosa do Senhor Jesus dando sua vida por todos nós pecadores.
1ª AULA
ASSUNTO: A graça de Deus manifesta na vida de Rute
TEXTO: Rute capítulos 1 e 2
INTRODUÇÃO
A história de Rute se passou no tempo em que o povo de Israel era governado por juízes e não reis.
Uma família: Elimeleque, Noemi, dois filhos (Malom e Quiliom), moravam em Belém, na terra de Israel.
Havendo uma grande fome na terra, resolveram ir peregrinar em Moabe. Naquela terra os meninos cresceram e casaram com moças de Moabe.
Elimeleque morreu e Noemi ficou com seus filhos e noras.
Malom e Quiliom, maridos de Rute e Orfa, morreram e Noemi disse às suas noras: Vou voltar para Belém, porque ouvi dizer que há pão ali.

As duas noras certamente ouviram de Noemi as bênçãos de Deus sobre Israel, os milagres de Deus operados ali e a mensagem da graça de Deus ficou nos seus corações.
Rute, então, deu o testemunho a Noemi quando iam se despedir:
Rute 1:16 – “Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”;
Que maravilha a conversão de Rute dos ídolos de Moabe para o Deus vivo, Deus de Israel!

RUTE NA TERRA DE BELÉM
No capitulo 2, versículo 1, Noemi lembra que seu marido tinha um parente em Belém chamado Boaz. Como encontrá-lo?
A graça de Deus estava sobre aquelas servas de Deus.
Rute logo disse: – É tempo: É tempo das colheitas de cevadas. Eu vou procurar um campo e catar os molhos de cevadas que caírem dos segadores.
- Vai, minha filha, disse Noemi.
Rute recebeu a bênção de ter sido mandada para o campo de Boaz.
Começou a respigar, que significa apanhar no chão o que caia. Assim, humildemente, ela se abaixava, se levantava e os segadores, aqueles que faziam a colheita, observavam a sua disposição, até que o dono do campo quando viu os pobres que faziam o mesmo trabalho, notou Rute, que era nova no seu campo.
Então perguntou: Quem é esta moça?
E lhe responderam: É a moabita que veio com Noemi dos campos de Moabe. Ela veio desde a manhã, descansou um pouquinho e não parou de catar os molhos caídos; ela é muito trabalhadora.
Boaz se dirigiu a ela e falou com bondade e disse:
- Não vás a outro campo;
- Não passes daqui;
- Aqui te ajuntarás com as minhas moças;
- Teus olhos fiquem atentos ao campo em que segarem;
- Dei ordem aos moços que não te molestem;
- Tendo sede, vai aos vasos e os moços tirarão água.

Que coisa maravilhosa! Rute estava admirada de tanta bondade da parte do dono do campo. Rute falou a ele: “Por que achei graça aos teus olhos sendo eu uma estrangeira?” – (Rute 2:10)

LIÇÃO IMPORTANTE:
Rute estava tão alegre e contou à sua sogra o dia de trabalho, como foi abençoada.
Boaz, o dono do campo, disse a ela: “O Senhor te abençoe, porque tu vieste te abrigar debaixo das asas (proteção) do Deus de Israel.” – (Rute 2:12)
Bem, aqui vemos a graça, a bondade de Deusem abençoar Rutedesde o dia da grande decisão: “O teu Deus é o meu Deus”. Assim Deus prova que vê nossas decisões.
Rute continuou colhendo, catando molho por molho e agora se lembrando das recomendações de Boaz.
Boaz é tipo do Senhor Jesus, dono do campo, e Rute seguiu humildemente as suas ordens. Assim o Senhor nos faz: Nos alcança quando estamos tão pobres, necessitados de paz, nos leva ao seu campo, nos dá alimento, água. Que bênção!
Rute é tipo da igreja do Senhor Jesus, que sai para trabalhar no campo apanhando molhos.
Rute tornou-se dona do campo. Boaz a escolheu como sua noiva, sua esposa, sendo ela não de Israel, mas de Moabe, desprezada.
A graça de Deus foi muito grande para com Rute, pois na Lei estava escrito a respeito dos amonitas e moabitas: Deuteronômio 23:3 – “Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente”. Assim também é a grandeza da graça de Deus sobre nós hoje como igreja.
Uma bela história da Graça de Deus em tornar uma humilde catadora de molhos caídos em senhora, dona do campo.

Não merecemos nada, mas o Senhor Jesus escolheu sua igreja gentílica como Rute, para abençoá-la nos lugares celestiais com todas as bênçãos de sua riqueza.
Temos também do Senhor Jesus, dono do campo, nossos limites: Não iremos para outro campo, nos ajuntaremos aos servos do Senhor; água para beber só a água da vida. Os anjos estarão conosco para nos ajudar por ordem do Senhor.
Bem, vocês sabiam que Rute entrou para a genealogia do Senhor Jesus tornando-se bisavó de rei Davi? Isto está em Rute 4:17 e em Mateus 1:5.




Nenhum comentário:

Postar um comentário